24.11.15

Dicas

voltar

Você sabia que a acupuntura pode aliviar a dor de cabeça?

Quem sofre com dores de cabeça constantes sempre procura formas de aliviar esse incômodo, muitas vezes se sujeitando a tratamentos pouco eficazes. Caso você tenha testado várias alternativas sem sucesso, calma! Aqui vai uma dica que pode ajudar: acupuntura. Ela já demonstrou que pode contribuir no combate à cefaleia, reduzindo a frequência e intensidade das crises dolorosas¹. 
 
Um pouco mais sobre a acupuntura
A acupuntura é uma prática muito popular no Oriente, especialmente na China, onde foi inventada há mais de três mil anos. Essa técnica consiste, basicamente, em inserir agulhas descartáveis e feitas exclusivamente para este propósito em pontos específicos do corpo humano.
Esses pontos são chamados de pontos de acupuntura – catalogados, especificados e definidos com muitos (muitos MESMO; afinal, são milênios!) anos de estudos². Quando as agulhas são inseridas nos pontos de acupuntura, o sistema nervoso recebe estímulos, e, por consequência, libera neurotransmissores³.
 
Como ela alivia a dor de cabeça
A essa altura você deve estar se perguntando como algumas agulhas e a liberação de neurotransmissores podem aliviar a dor de cabeça. Para entender isso, devemos primeiro lembrar, de forma bem simples, como o nosso corpo “entende” a dor: o sistema nervoso central (SNC) envia sinais ao cérebro, que os interpreta de formas diferentes, dependendo da natureza e das substâncias envolvidas nesse sinal. Em alguns casos, ele “lê” o sinal e gera a sensação de dor, para avisar que algo está errado com o organismo1.
Porém, o cérebro também tem um sistema para “bloquear” naturalmente esta sensação, que é chamado de sistema de analgesia. Ele suprime a entrada de sinais de dor no SNC². Várias substâncias participam da ação do sistema de analgesia, entre elas os neurotransmissores encefalina e serotonina1,2,3. E, adivinha: estes dois são algumas das substâncias estimuladas no nosso organismo através da acupuntura. Agora tudo faz sentido, né?! ;)
Graças a essa propriedade, a acupuntura favorece a liberação de substâncias endógenas que modulam a dor, o que também se refletiu nas pesquisas que testaram a acupuntura para o tratamento das cefaleias. 

 
Referências bibliográficas:
 
1. Rafael Vercelino, Fabiana Carvalho. Evidências da acupuntura no tratamento da cefaleia. Rev Dor. São Paulo, 2010 out-dez;11(4):323-328
 
2. Carolina Assaf Branco, Rodrigo Borges Fonseca, Terezinha Rezende Carvalho de Oliveira, Vanderlei Luiz Gomes, Alfredo Júlio Fernandes Neto. Acupuntura como tratamento complementar nas disfunções temporomandibulares: revisão da literatura. Revista de Odontologia da UNESP. 2005;34(1):11-6
 
3. Juliana Ribeiro Magalhães. Cefaleia e o tratamento por meio da acupuntura [tese de pós-graduação]. Goiânia: Faculdade Ávila