31.08.15

Dor de cabeça

voltar

Sorvete dá dor de cabeça?

Quase todo mundo adora sorvete, principalmente quando o verão chega e com ele o calor. A sensação térmica aumenta e tudo o que mais queremos é uma maneira de nos refrescarmos. E lá está um querido sorvete nos esperando. Em um primeiro momento: hummmm… Delícia! Mas, em seguida, para uma boa parcela da população, é comum sentir uma sensação estranha na cabeça, uma dor repentina. O que, afinal, é essa dor e por que a sentimos? Será que o sorvete é o vilão da história? 

Essa sensação é um tipo de dor de cabeça bem peculiar e desconhecida por muitas pessoas: a cefaleia por estímulo frio¹.  Ela pode ser provocada de duas maneiras: por exposição ao frio ou pela ingestão de algum alimento gelado¹ (caso da dor de cabeça ao se tomar sorvete, por exemplo). 

Como ter certeza que não é outro tipo de dor de cabeça? 

A cefaleia pela ingestão de estímulo frio possui características de fácil distinção das demais:

  • Ocorre logo quando ingerimos um alimento com temperatura muito baixa¹;
  • dor é aguda na região frontal (no meio da “testa”), sem a sensação de latejamento ou pulsação¹; 
  • Não é incapacitante¹, ou seja, não atrapalha atividades de rotina;
  • Possui curta duração¹: desaparece dentro de cinco minutos, aproximadamente, após o contato com o alimento gelado¹. 

Por dentro do nosso corpo 

Nosso organismo é um sistema complexo: cada órgão possui terminações nervosas e funções específicas, que são capazes de desencadear diversos efeitos pelo corpo. Os mecanismos fisiológicos que causam a cefaleia por ingestão de alimento gelado ainda não foram totalmente esclarecidos¹.

O que se sabe é que baixar a temperatura provoca a sensação de frescor, que é convertida em “frio” ou “gelado” em uma redução mais intensa da temperatura. Temperaturas abaixo de 15º - 20ºC podem facilmente despertar dor. Isso porque a sensação fria é medida por receptores cutâneos específicos e por fibras nervosas que podem projetá-la para dentro do nosso sistema nervoso¹.

Como evitar essa dor de cabeça repentina e desagradável? 

Para algumas pessoas essa sensação é extremamente incômoda, por isso chegam até a evitar alimentos muito gelados e acabam ficando longe de sorvetes, picolés, milk-shakes... Mas, convenhamos: ficar sem tanta coisa boa não dá, ainda mais quando estamos falando de sorvete! O jeito é ingerir mais devagar esse e outros alimentos ou bebidas que tenham temperatura baixa. Isso deve evitar o desencadeamento da dor¹. 

Referência: Oliveira DA, Valença MM. Cefaleia atribuída à ingestão ou inalação de estímulo frio: revisão de literatura. Migrâneas cefaleias 2009; 12(3): 131-137.