07.03.16

Dicas

voltar

SINTOMAS DO ZYCA VÍRUS

É uma doença causada pelo Zika virus (ZIKAV), do gênero Flavivírus, família Flaviviridae, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti.

Também pode ocorrer de transmissão por acidente em laboratório de pesquisa, da mãe para o filho durante a gestação, por via sexual, e, raramente, por transfusão de sangue.

Tem evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias, geralmente sem complicações graves. A necessidade de hospitalização é potencialmente baixa.

Mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, porém quando presentes a doença se caracteriza por:

·         Febre intermitente

·         Exantema (manchas ou placas vermelhas que coçam)

·         Conjuntivite (olhos vermelhos) sem secreção ou coceira

·         Dor articular (nas “juntas”), que pode persistir por aproximadamente um mês

·         Mialgia (dor muscular)

·         Dor de cabeça

Edema, dor de garganta, tosse, vômitos e sangue no esperma são menos comuns.

Fontes:

Ministério da Saúde (Brasil), Portal da Saúde.[Internet]. Brasília. [acesso em 2015 dez 23]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/zika

Ministério da Saúde (Brasil), Portal da Saúde.[Internet]. Brasília. [acesso em 2015 dez 23]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/descricao-da-doenca-zika