03.12.15

Dor de cabeça

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Ficar muito tempo na frente do computador causa dor de cabeça?

Sim! Quem utiliza o computador por muito tempo durante o dia sabe o mal que esse excesso causa no nosso corpo. Dor nas costas, visão dupla ou turva e, sim, até mesmo as tão incômodas dores de cabeça¹ são apenas algumas das queixas de quem trabalha na frente de um monitor. 
 
Mas, afinal, por que usar o computador por muito tempo dá dor de cabeça?
Essas dores de cabeça que surgem após ficarmos horas na frente do computador são, nada mais, do que uma consequência da fadiga visual causada pelo excesso de tempo gasto na frente do monitor¹. 
Esse desgaste ocular acontece, principalmente, devido ao esgotamento dos pequenos músculos responsáveis pela fixação, movimentação e focalização da visão. E resulta em vermelhidão, irritação e secura do olho¹. Isso acontece porque nossos olhos não foram feitos para encarar uma tela de computador por diversas horas, e acabamos nos esforçando muito para focar os pequenos pontinhos (pixels) que compõem as imagens da tela, para vê-la nitidamente². 
Todo esse esforço desgasta os músculos dos nossos olhos, e, com o decorrer do tempo em frente ao computador, a frequência com que piscamos diminui, deixando nossos olhos secos e doloridos. Por causa disso, nossa habilidade em focar cai, desencadeando as dores de cabeça².
Mas calma, nem tudo está perdido! Só porque o seu trabalho - assim como o nosso aqui - exige que você fique na frente de um computador não significa que você não possa driblar seus efeitos negativos. 
Separamos algumas dicas comprovadas que dão certo e vão te ajudar a trabalhar mais tranquilamente, mesmo na frente de um monitor.
 
Iluminação:
Prefira lâmpadas incandescentes a fluorescentes, pois reduzem os reflexos na tela e não fazem com que o olho dilate tanto. 
Se for trabalhar com luz natural, não posicione o computador nem de frente nem de costas para a janela, pois ela pode ofuscar a visão ou criar sombras e reflexos na tela³.
 
Posição do computador e ângulo de visão:
É importante que se mantenha uma distância de 50 a 70 cm do monitor, com uma angulação de 20° a 30° ao centro da tela³.
 
Cuidados importantes:
Mantenha a tela sempre limpa e a regule com mais brilho do que luminosidade. Além disso, é importante fazer pausas pequenas a cada hora gasta em frente ao monitor. Apesar de ser um reflexo involuntário, lembre-se de piscar espontaneamente. Isso vai te ajudar a evitar que seus olhos ressequem ao longo do tempo³.
 
 
Referência:
1) Silva LB. Impacto dos monitores de vídeo na produtividade e na saúde. Semina: Ci. Exatas/Tecnológicas. 1995 dez; 16(4): 554-557.
2) Grupo de Pesquisas em Informática, Bacharelado em Sistemas de Informação. Os Malefícios que o Computador Traz à Saúde. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática - Faculdades SPEI.
3) Martins RJL. Estudo da síndrome do olhar no computador numa população de estudantes universitários [dissertação]. Covilhã: Universidade da Beira Interior; 2013.